COMO REPELIR TRAÇAS

O capim-limão é um repelente natural de traças.


As traças mais comuns pertencem à família dos Tineídeos, tais como Tineola bisselliella, Tinea pellionella, etc. Há muitas espécies bem parecidas que apenas se diferenciam no aspecto e nos hábitos. Pertencem à ordem dos Lepidópteros, que compreendem as Mariposas e as Borboletas.
                                               Resultado de imagem para TRAÇAS
Os insetos conhecidos como traças-de-roupa tecnicamente não são traças, e sim uma espécie de mariposa. Quem come o tecido das roupas são as larvas que elas depositam (mas as larvas não comem tecidos que não são compostos por fibra animal, já que a ausência de queratina significa a falta de qualquer nutriente que as interesse).
Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas. As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz.
Veja abaixo as dicas da CBN Vitória para repelir traças com produtos vegetais e naturais:
– Use capim-limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira. Cuidado para não confundir capim-limão com erva-cidreira: as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas. Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes. O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente. Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

                           Resultado de imagem para TRAÇAS

– Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.
– Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;
– Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas: elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc); evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado; tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível; limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco; nunca guarde roupa suja ou umida; lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com freqüência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente; use aspirador para limpeza no lugar de vassoura; guarde alimentos, massas e cereais em recipientes bem fechados.


                      Resultado de imagem para TRAÇASResultado de imagem para TRAÇAS




Postar um comentário

0 Comentários